livro pé-de-cabra ou rabo de saia – eis uma dúvida cruel!

———————————————————————————————————————————————————————

2012 / livro / poema / publicação impressa / lisboa – pt

———————————————————————————————————————————————————————

1

2

3

Em parceria com a artista portuguesa Alexandra Ramires [http://otrabalhodaxa.blogspot.pt/], tenho desenvolvido pequenas publicações artesanais e semi-artesanais, como o livro (13,5 x 20 cm), de apenas 10 exemplares, Pé-de-cabra ou rabo de saia – eis uma dúvida cruel! (Lisboa: Ed. das Autoras, 2012), impresso em serigrafia, com uma pequena parte em tipografia de caracteres móveis. O livro foi feito com apoio técnico da Oficina do Cego [http://oficinadocego.blogspot.pt/], Associação Gráfica de Lisboa, mas todo o mérito da feitura propriamente dita, composição, encadernação manual etc., é da Alexandra, que também concebeu os desenhos, em diferentes tipos de papéis, texturas e cores. Também pelas suas mãos, o livro participou de algumas exposições em 2012:

– Na Grécia [http://www.greekstatemuseum.com/kmst/exhibitions/article/658.html];

– Na Geórgia [http://www.artisterium.org/], ver pgs. 158 e 160 do catálogo, equivalentes às pgs. 81 e 82 do pdf [http://www.artisterium.org/catalog_2012.pdf];

– Em Aveiro [http://museucidadeaveiro.blogspot.pt/2012/10/contraprova.html].

.

Alexandra Ramires (Coimbra, 1987) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2010, ano em que concluiu um semestre no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da bolsa de louvor Santander Totta. Desenvolve trabalhos na área do desenho e ilustração, explorando a técnica da gravura, dedicando-se também à formação no ateliê de gravura Contraprova. Passando pela figuração e abordando temáticas relacionadas com a paisagem, explora as múltiplas potencialidades técnicas da gravura. Também trabalha em pareceria com poetas, na realização de livros de autor, como Adília Lopes, Café e Caracol (Lisboa: Ateliê  Contraprova, 2011), e Érica Zíngano, Série (de exercícios) de bichos (no prelo).

Anúncios